Longe estava o Mestre José de imaginar, quando há 58 anos, em 1955 fundou  a pequena fábrica de calçado familiar, que esta viria a ser o berço da marca Green Boots.

No centro de Portugal, numa pequena vila conhecida desde os anos 40 pela terra dos sapateiros, e no pós 2º Guerra Mundial, o empreendedorismo do seu fundador, mestre sapateiro reconhecido pela sua exigência e experiência funda a fábrica de calçado JSR. No  início e com apenas um ajudante, com toda produção artesanal e manual torna-se bem claro na que os padrões de qualidade serão a preocupação nº1 do Mestre José.

Homem exigente e já trabalhador na área do calçado desde novo, o Mestre exigia  das suas botas um nível de qualidade e durabilidade pouco comum para a época, até aos padrões de hoje, principalmente tendo em conta o facto de ser um produto concebido para o trabalho e para os trabalhadores. 

A escolha das matérias primas, o conceito  e o processo de fabrico (Goodwear Welt), tudo era pensado para resistir a vida dura á época, com uma durabilidade superior.

Mesmo no anos 70 e 80 com advento dos colados e termocolados a empresa nunca adotou processos mais fáceis, rápidos e baratos, promovendo sempre os padrões de qualidade do seu fundador. As prioridades foram sempre a robustez, a elegância e o conforto de um produto honesto e feito com toda a dedicação. A sua durabilidade torna-se lendária, tal como a fama das botas do Mestre José, sendo procurada por gerações e gerações de trabalhadores , da construção civil á agricultura, passando pela indústria e as pescas, pois todos encontravam nestas botas os padrões de exigência  do seu fundador.

A empresa cresce ao ritmo das encomendas, de um colaborador a empresa chega a ter trinta e três, com a particularidade de todos serem da família do seu fundador. A dedicação e a entrega tornam a qualidade da manufactura uma exigência natural, que se mantém como herança do Mestre José e se eleva com o passar dos anos, como só é possível numa empresa familiar.

Esta é a nossa herança, estes são os nossos genes, de qual nos orgulhamos muito.

A FILOSOFIA DA MARCA

Green Boots é uma marca criada em 2012, assente na herança de 58 anos riquíssima do Mestre Sapateiro José Rodrigues  Serrazina e do seu legado na indústria do calçado portuguesa. Tendo como ponto de partida as botas originais fabricadas desde há 58 anos, o saber fazer, a tradição, a qualidade, os materiais, as mãos e a dedicação com que cada par Green Boots ganha vida são os mesmos. Reinventámos a  bota JSR, modernizada e cheia de personalidade, orgulhosa do seu passado e presente, e entusiasmada pelo futuro.

As nossas botas são feitas pelo processo tradicional, na fábrica original, com as máquinas da época, com as mãos sábias de artesãos de longa data. O trabalho é completamente manual e realizado com todo o carinho e tradição. As nossas botas demoram cerca de 4 horas a fazer tal como nos anos 50, sem pressas e com o mesmo espírito e dedicação que formou o carácter deste produto, desta gente e da nossa terra.